Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB Espírito Santo

O Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB tem origem no Instituto Brasileiro de Arquitetura fundado em 1921, tendo, portanto, mais de 103 anos de atividades ininterruptas.

É uma entidade civil de direito privado de natureza técnica, politica e cultural, dedicada ao debate das questões significativas da área de atuação para o aperfeiçoamento da profissão e dos profissionais, construída na defesa ética de princípios e valores considerados fundamentais e justos tanto pelos profissionais que a constituem quanto pela sociedade.

Organiza-se num sistema federativo apartidário sem fins lucrativos, independentes do Estado institucional e economicamente, constituído por 27 departamentos e numerosos núcleos.

Conta para a sua sustentação apenas com a contribuição voluntaria, amparada na sua afirmação institucional baseada na sua legitimidade, perante os mais de cem mil arquitetos-urbanistas associados que representa.

É gerido por uma Direção Nacional – IAB/DN, eleita pelos membros do Conselho Superior, e pelos Departamentos Estaduais e Núcleos Regionais, eleitos diretamente pelos associados da sua área de abrangência.

O Conselho Superior – COSU é seu órgão de deliberação máxima, que tem na sua composição Conselheiros em número proporcional ao de associados por eles eleitos, Presidentes dos Departamentos Estaduais e Ex-Presidentes do IAB/DN, na qualidade de membros vitalícios.

O IAB/DN representa a seção nacional da União Internacional de Arquitetos (UIA), órgão assessor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) nas áreas do conhecimento ligadas à arquitetura, ao urbanismo e ao paisagismo formado desde 1948, e o IAB/ES é a sua entidade delegada para o Espírito Santo.

O Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Espírito Santo (IAB/ES) foi fundado em 1967 por iniciativa de Elio Vianna e Maria do Carmo de Novaes Schwab, e tem como finalidade congregar os arquitetos capixabas para defesa e prestígio da classe e da profissão no Estado, promovendo o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo em todos os seus campos de atuação.

Tem como missão: a promoção do progresso, da valorização e da integração da profissão e dos profissionais; manifestar à sociedade o olhar e atitude dos Arquitetos-Urbanistas a respeito do desenvolvimento vinculado às questões de interesse social no campo da arquitetura e urbanismo, nos âmbitos da tecnologia, da cultura, da convivência e do meio-ambiente.

Esse marco tem orientado a sua atuação no Espírito Santo na promoção de cursos, concursos e eventos, na defesa do bem estar e qualidade de vida nas cidades, na preservação do patrimônio natural e histórico-cultural, na integração com o ensino e formação profissional, na divulgação de novos materiais e tecnologias, no relacionamento institucional com entidades e empresas.

Tem atualmente cerca de dois mil associados, entre profissionais e estudantes, para os quais sua atuação ocorre em consonância e de maneira complementar com o Conselho Estadual de Arquitetura e Urbanismo – CAU/ES e o Sindicato dos Arquitetos-Urbanistas do Espírito Santo – Sindarq ES.

Há um enorme potencial para a o aperfeiçoamento, ampliação e aprofundamento dessa sua atuação: além do desenvolvimento estadual e da expansão do campo do exercício profissional, a previsão é de 3.000 arquitetos-urbanistas atuando no Estado em 2015, atingindo 5.000 em 2020, advindos dos 13 cursos de arquitetura em funcionamento no Espírito Santo.

Essa atuação em prol da Arquitetura e do Urbanismo é responsabilidade de todos nós, Arquitetos-Urbanistas, de forma compartilhada, participativa e cooperativa, através da nossa Entidade IAB/ES.