F.A.Q – PRÊMIO IAB/ES 2017- ATUALIZADO

A fim de sanar algumas dúvidas sobre o Prêmio IAB-ES 2017, disponibilizamos as perguntas mais frequentes e suas respostas:

1) Item 2.2 diz: “Não poderão ser inscritos trabalhos que já tenham sido premiados em qualquer outro concurso a nível estadual, nacional ou internacional”

Para trabalhos que já foram premiados como projeto há anos atrás e, recentemente, tiveram suas obras concluídas (ou seja, que nunca participaram de premiação ou concurso como obra construída) estarão aptos, correto?

  • R.: Sim. Podem concorrer como obra construída.

2) Mesma questão se faz para Mostra de Interiores, trabalhos que tenham sido premiadas na festividade da  mostra, poderão participar?

  • R.: Sim. Se a premiação recebida foi interna da própria Mostra de Interiores, não há restrição na participação da obra.

3) Item 6 – pede que reservemos espaço de um espaço central de 64x7cm . E logo após fala em formato A2 que tem no máximo 59,4 cm. Qual seria o formato correto, A1 ou A2?

  • R.: O formato correto é A1. A ERRATA já está postada no site – na opção notícias, com mais detalhes.

4) Item 6.1 e 6.2 só para efeito de correção do edital o formato seria do A3 29,7 x 42,0 cm e não 297x420cm.

  • R.: As medidas estão em (mm) no EDITAL PRÊMIO IAB/ES. 

5) A categoria de MOSTRA DE INTERIORES, no caso de um projeto para o espaço externo da mostra, poderá participar?

  • R.: Sim. Não há restrição para tipos de obra em mostra de interiores.

6) Gostaria de saber se, ao inscrever um projeto de equipe, todos os profissionais devem ser filiados ao IAB ou vale apenas o autor responsável pela inscrição?

  • R.: Deverá ser filiado ao IAB/ES, somente o responsável pelo projeto.

7) Como faço para participar do Prêmio Jovem Arquiteto 2017 sendo que ainda não sou associada à instituição?

  • R.: É necessário procurar o IAB/ES e se associar, pagando a taxa de adesão e a anuidade.

8) Na entrega dos trabalhos inscritos na categoria teórica foram solicitadas 04 fotos, estas são para divulgação na imprensa? pode ser utilizada arte gráfica?

  • R.: Sim. 04 imagens para divulgação.

9)  Já sou arquiteto, me formei em Julho e gostaria de participar da Premiação com meu Trabalho Final de Graduação, seria possível? E no caso seria na categoria Trabalho de Graduação?

  • R.: Sim! A categoria é de TCC. Arquiteto com até um ano de formado paga a anuidade no mesmo valor de Estudante.

10) No item 6, em relação ao espaço da tarja livre, tanto a logomarca quanto a ficha de identificação serão posteriormente preenchidos pela instituição ou deverão ser feitos pelo autor?

  • R.: O IAB/ES irá preencher posteriormente para exposição.

11) A prancha de apresentação deve ser, obrigatoriamente, no formato horizontal?

  • R.: Sim.

12) Gostaria de saber se a categoria do prêmio IAB para estudantes contempla trabalhos que não sejam de graduação? Pois o texto está “trabalhos de Graduação”, e não “Trabalhos finais de Graduação”. Pelo texto dá a entender que todos estudantes podem participar.

  • R.: A categoria é exclusiva para Trabalhos de Conclusão de Curso.

13) “Dúvida em relação ao material que deve ser entregue” No Edital, fala que deverão ser entregues 3 pranchas A3 e o pendrive contendo as imagens em PDF e um texto, mas além disso, precisa ser entregue mais alguma coisa?

  • R.: O exemplar do TCC completo.

14) Para participar do Prêmio Jovem Arquiteto, eu tenho que entregar 3 pranchas síntese em A3, o pendrive com imagens e o meu TCC com as pranchas em anexo, em qual formato?

  • R.: No formato original do TCC.

15) Na prancha, a barra que pediram que deixasse na parte inferior, é para deixar em branco, apenas numerando a prancha e o resto é completado por vocês as informações?

  • R.: Exatamente.

16) “Os concorrentes deverão entregar anexo às pranchas, cópias das pranchas no formato A-3(297 x 420) e um pen drive com os arquivos digitais das pranchas (formato .jpg 300 dpi’s)para compor o acervo da Premiação do IAB/ES e 4 (quatro) fotos, em resolução de 300dpi’s, e texto de uma lauda, destinados a eventual divulgação do trabalho na imprensa.”Além do projeto original em A1, entregaremos anexo esses outros formatos. O Arquivo digital das pranchas não seria em PDF ? Nesse arquivo digital das pranchas, é para estar completado já a parte inferior deixado em branco?

  • R.: Entregar A1 impresso no sulfite, em um envelope e no outro as cópias em A3 impressas em sulfite com o pen drive com os arquivos digitais. As pranchas podem ser em PDF. Em ambos os casos não pode haver identificação da equipe. Todos os dados serão completados pelo IAB.

17) O projeto a ser inscrito, é um projeto realizado na Casa Cor. Na ficha de identificação, na parte “Título do Trabalho”, poderá considerar o nome do ambiente original?! Ou isso influenciaria de alguma forma no concurso?

  • R.: Sim. Pode usar o nome original sem a identificação dos profissionais.

18) A ficha de identificação e inscrição podem ser preenchidas a mão? Pode ser assinado por algum representante do autor do projeto, caso o mesmo esteja viajando?

  • R.: Sim. Desde que, estejam legíveis todos os dados. Para assinatura por representação, faz-se necessária a apresentação de uma procuração.

19) Deverá ser entregues 2 pranchas no formato A1 + memorial descritivo em A4, com número máximo de 4 folhas? e parte desse memorial fica nas pranchas?

  • R.: Não deve ser entregue memorial descritivo. As pranchas poderão ser instruídas com textos no limite máximo equivalente a 4 folhas de a4, ou seja, a prancha não pode ser composta só de textos, existe o limite.

20) No item: “4.5. as informações constantes da ficha de identificação, a respeito da composição da equipe serão de inteira responsabilidade do arquiteto responsável, que deverá atestar a veracidade das mesmas, através da apresentação dos registros de responsabilidade técnica – rrts”.

A rrt em questão, segue a dúvida: o projeto a ser entregue faz parte de um pacote de projetos realizados para o poder público. Por conta disso, há somente uma rrt do contrato firmado e não específica do projeto apresentado. Essa rrt é válida para fins de comprovação/veracidade para a premiação ou será necessário uma rrt especifica do projeto?

  • R.: Deverá ser apresentada uma rrt de autoria do projeto. Caso o documento não seja específico, o contratante deverá emitir um atestado que comprove a autoria do projeto.

21) A apresentação dos trabalhos da categoria de “trabalhos de graduação” na modalidade produção teórica, podem ser apresentados em duas pranchas no formato A3 ou obrigatoriamente, em apenas uma?

  • R.: Não há limite na quantidade de pranchas para trabalhos teóricos, somente o formato deve ser A3.

22) Como consultar minha MATRÍCULA IAB/ES para inserir na ficha de identificação?

  • R.: Todos os Profissionais e Estudantes associados ao IAB/ES possuem um número de matrícula, favor nos enviar um e-mail com (Nome e CPF), para a consulta no nosso sistema, e faremos o envio da mesma, por e-mail. Atente-se ao preenchimento da ficha, todos os dados são necessários.
  • Email: secretaria@iab-es.org.br

23) Imprimimos no sulfite e algumas imagens da obra construída saem com qualidade ruim, se fosse permitido o couche fosco, a qualidade seria melhor para se representar imagens. É justamente na avaliação do júri que o projeto deveria aparecer bem, ou estou enganado?

  • R.: Não há restrição quanto ao papel. A avaliação do júri será feita também em meio digital, por isso não exigimos grandes investimentos na impressão que servirá apenas para visualização geral da prancha.

24) O júri do prêmio IAB-ES será divulgado antes do julgamento?

  • R.: A definição final do júri depende do encerramento das inscrições. Já adiantamos que não serão os mesmos do ano passado.

25) Sugestão: Pedi orientação em um bureau gráfico e disseram que o sulfite realmente não consegue absorver a tinta e, por isso, as fotos em alguns casos – com muita sombra – podem sair borradas.A diferença entre imprimir no couchê e no sulfite é de 30 reais, acredito que não fará diferença para os arquitetos. Além disso achamos uma pena, tirar uma foto de uma obra e ter uma dobra no meio, principalmente para um júri de arquitetura. Sugerimos que seja aceito o papel couchê ao menos, já que tem que ser num envelope. Seria mais lógico montar os layouts num A3, 4 pranchas ao invés de 2 A1, assim não criaria a dobra. Fica para o próximo prêmio. Grato.

  • R.: Agradecemos a sugestão. Nosso objetivo foi minimizar o custo de impressão pois no ano passado tivemos muitas reclamações sobre o assunto.

26) O projeto deverá ser entregue em 2 pranchas A1, com cópias em A3. As pranchas em A3 poderão ser em maior quantidade para conseguir manter uma escala legível do projeto, ou deverão ser em apenas 2 pranchas também?

  • R.: Devem ser cópia das pranchas A1 sem nenhuma alteração, apenas em escala reduzida para anotações dos membros do juri.

27) É necessário apresentar projeto de obra ou apenas detalhamento de marcenaria e marmoraria?

  • R.: Não entendemos, visto que o concurso diz respeito apenas à obras já executadas! não podem concorrer projetos.

28) Acabei me confundindo também sei deixo o espaço de 7cm de altura no rodapé em branco ou se coloco a logo do IAB/ES ou se vocês colocam. Pois no edital fala pra que se escreva no centro desses espaços a modalidade que estou participando, ano do projeto e os outros dados. Enquanto lá no FAQ a resposta diz pra deixar tudo em branco.

  • R.: Seguir o que está no edital. No centro ficam escritas as informações sobre o projeto sem identificação dos autores e nas laterais em branco para preenchimento pelo próprio IAB.

29) Dúvida sobre o material entregue. Pode confirmar?

2 pranchas a1 contendo os desenhos arquitetônicos e textos descritivos;

  • ok

3 cópias das pranchas a1 reduzidas em a3

  • ok

Memorial descritivo em a4 até 04 paginas –

  • Não (o memorial faz parte da prancha a1).

Pendrive com cópia do meu trabalho final de graduação + os pdfs das pranchas do concurso.

  • Isso, mais imagens e um breve texto para imprensa.

Histórico comprovando que minha nota no tfg foi acima de 9.

  •  Ok

30) “A massa de texto contida nas pranchas referente ao memorial descritivo dos trabalhos deverá ter um tamanho mínimo para quaisquer fontes utilizadas, equivalente ao nº12 (doze), bem como o numero máximo de quatro folhas tamanho a4.” essa última parte seria o memorial descritivo que deve ser entregue em até 4 folhas?

  • R.: Não. O texto deve estar dentro da prancha A1. o limite de 4 folhas refere-se ao volume de texto dentro das pranchas, ou seja, não pode ser apresentada uma prancha somente com textos.

E isso serve para todas as categorias, incluindo trabalhos de conclusão de curso?

  • R.: Para TCC não é necessário apresentar a prancha A1, somente no formato A3.

31) Referente a tarja livre na parte inferior da prancha:

O espaço central será preenchido pelo escritório já com as informações  referentes aos tópicos ou apenas deixar os tópicos da seguinte forma:

“prêmio arquitetura capixaba 2017 iab/es

categoria a que o trabalho pertence

ano da elaboração do projeto, execução da obra.

título do trabalho, nome do contratante e do proprietário.”

 

  • R.: Espaço central preenchido pelo Profissional.

Os espaços da direita e esquerda deverão ser entregues em branco para ser preenchido pelo IAB, correto?

  • R.: sim

32) No edital diz que: “a massa de texto contida nas pranchas referente ao memorial descritivo dos trabalhos deverá ter um tamanho minimo para quaisquer fontes utilizadas, esquivalente ao nº12, bem como o numero máximo de quatro folhas tamanho a4”

Neste caso, o memorial descritivo deverá estar na prancha, correto?

  • Sim.

Mas o que deverá conter nessas folhas a4?

  • Não existe entrega de material em a4 isto refere-se a um limite de volume de texto para as pranchas

O edital está dizendo que a massa de texto (memorial descritivo) na prancha, deverá se restringir a proporção do que seria no máximo 4 folhas a4?

  • Exatamente.

33) As 4 fotos da obra contruída será entregue de forma digital, apenas no pen-drive, correto?

  • R.: Sim.

34) O pen-drive é devolvido posteriormente?

  • R.: Não.

35) As cópias em a3 do projeto, deverá ser cópia exata das pranchas originais mesmo que saia da escala do desenho?

  • R.: Sim.

36) Os desenhos das pranchas originais poderão ser reorganizados para caber na a3 para ficar na escala, podendo ser gerado mais que 2 pranchas ?

  • R.: Não

 

Atenciosamente,

Direção da premiação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Thiago Programador