Lives do IAB-ES na Pandemia

O ano em que a Covid-19 chegou a nossas vidas, delineou um cenário caótico, impelindo a mudanças inesperadas. Várias áreas e instituições tiveram que se reinventar. E o contexto online foi o mais utilizado para que todos o seres humanos pudessem alcançar um mínimo de existência social, visibilidade, interação com seus públicos de interesse, e a manutenção de conexões, de modo a reverberar seus propósitos e finalidades no mundo.

Com o IAB-ES não foi diferente. O instituto conseguiu imediatamente se organizar para delinear iniciativas, antes pensadas para o ambiente presencial e, num arroubo de proatividade, a entidade promoveu uma infinidade de lives, encontros com os universitários, intercâmbios com profissionais no interior do Estado, tendo como foco expandir as conexões na área de Arquitetura e Urbanismo.

Foi um período de muita troca de informação e conhecimento no universo online e o IAB-ES, não perdeu essa oportunidade. Tratou de gerar conteúdo e interagir com o mercado e com as universidades. Para tanto, usou ferramentas diversificadas, para expandir as suas conexões e assegurar a manutenção de seu posicionamento de entidade colaborativa – capaz de oferecer oportunidades de aquisição de conhecimento na área da arquitetura e do urbanismo. As lives, transmitidas pelo Youtube e Instagram, com convidados relevantes, foram o ponto alto das ações.

O setor de Comunicação e de Redes Sociais delinearam alguns projetos como: o Conecta IAB, mediante a promoção de diálogos entre arquitetura, meio-ambiente e o futuro, com a participação da Arquiteta e Diretora Presidente da Fapes, Cristina Engel; o Arquiteto e Urbanista, Heliomar Venâncio e o estudante de arquitetura e urbanismo, Leonardo Tiroli. A condução do debate foi do Jornalista, Arquiteto, Especialista em Arquitetura Bioclimática e Conselheiro do IAB-ES Otávio de Castro.

Tivemos também ‘Cidades para Pessoas’, debatendo a importância do caminhar e pedalar, com o planejamento urbano criando espaços que sejam focados em pessoas, delineando estratégias que as favoreçam ao invés de priorizar apenas carros, tráfego e automóveis. Empreendedorismo na Arquitetura foi assunto com os arquitetos Gabriela Greppe, Greg Repsold e Natan Bueno, em um bate papo informal sobre como aprender, o que fazer e por onde começar. E não parou por aí, temas importantes como ‘Impactos do covid-19 na memória arquitetônica brasileira’, ‘Gerenciamento e planejamento de obra’, ‘Arquitetura e política: O arquiteto na tomada de decisões sobre espaços públicos’, ‘A necessidade de projetos de Arquitetura e Urbanismo para requalificação urbana de Vitória’, ‘Como a forma urbana interfere na qualidade de rua para o pedestre’, foram pautados e discutidos por convidados arquitetos e urbanistas.

Lives produzidas:

13/04/20 “A casa e o isolamento: reflexão sobre viver em casa em tempos de covid-19”, com Otavio de Castro e Alexandre Nicolau.

20/04/20″Arquitetura e Hospital: Impactos e Importância da Arquitetura em áreas hospitalares e de saúde”, com Gabriela Greppe e Kenia Leone.

23/04/20″Arquitetura e Construção: Perspectivas para Arquitetura e Construção Civil em tempos de Covid”, com Otavio de Castro e Luiz Claudio Mazzini Gomes.

27/04/20 “Projetos Comerciais – Arquitetura comercial como base para vendas”, com Polyana Lima e Yasmim Bolzan.

30/04/20 “Construções Industrializadas – Como a Arquitetura se beneficia da industrialização dos processos construtivos”, com Otavio de Castro e Anderson Woelffel.

07/05/20 “Acessibilidade: Da casa à cidade”, com Greg Repsold e Ricardo Chiabai.

14/05/30 “IAB pelo Espírito Santo: Atuação e Mercado da Arquitetura e Urbanismo na cidade de São Mateus”, com Gabriela Greppe e Jane Aguiar.

21/05/20 “Patrimônio Histórico: Impactos do Covid-19 na memória arquitetônica brasileira”, com Otavio de Castro e Tatiana Caniçali.

28/05/20 “IAB pelo Espírito Santo: Atuação e Mercado da Arquitetura e Urbanismo na cidade de Linhares”, com Polyana Lima, Luciana Adami e Camylle Zanetti.

04/06/20 “Planejamento de Obra: Gerenciamento e economia na execução de obras”, com Helena Mansur e Sati Fukunaga.

11/06/20 “IAB pelo Espírito Santo: Atribuições e mercado em Arquitetura e Urbanismo na cidade de Colatina”, com Otavio de Castro e Daiany Pacheco.

18/06/20 “Honorários e serviços: Precificação e atuação profissional”, com Greg Repsold e Max Mello.

25/06 “IAB pelo Espírito Santo: Atribuições e mercado em Arquitetura e Urbanismo na cidade de Nova Venécia”, com Gabriela Greppe e Vagne Mozer.

02/07/20 “Arquitetura e Racismo: a exclusão no mercado e no ensino”, com Otavio de Castro e Raquel Mello.

09/07/20 “IAB pelo Espírito Santo: Atribuições e mercado em Arquitetura e Urbanismo em Domingos Martins”, com Polyana Lima e Luan Neves das Chagas.

16/07/20 “Arquitetura capixaba: Novos caminhos para a arquitetura e urbanismo no ES”, com Greg Repsold e Sheila Basilio.

23/07/20 “Produção de projetos e as mídias sociais: Impactos das redes sociais na produção de arquitetura e interiores”, com Gabriela Greppe e Thaís Ruiz.

30/07/20 “Ensino x Realidade Diferenças entre Teoria e Prática em Arquitetura e Urbanismo nos tempos atuais”, com Melissa Ramos e Andre Tomoyuki Abe.

06/08/20 “Arquitetura e política: O arquiteto na tomada de decisões sobre espaços públicos”, com Otavio de Castro e Anna Claudia Peyneau.

13/08/20 “Espaços públicos: A necessidade de projetos de arquitetura e urbanismo para requalificação urbana de Vitória”, com Otavio de Castro e Angela Gomes.

27/08/20 “O carro e a cidade: Como a forma urbana interfere na qualidade da rua para o pedestre”, com Greg Repsold e Cynthia Marconsini.

03/09/20 “IAB pelo Espírito Santo: Venda Nova do Imigrante”, com Polyana Lima e Emílio Caliman.

10/09/20 “Reforma: Experiências e precauções”, com Helena Mansur e Rafaela Caldeira.

17/09/20 “Empreendedorismo na arquitetura”, com Gabriela Greppe e Natan Bueno.

24/09/20 “Cidade para as pessoas – de quem é a prioridade?”, com Polyana Lima e Vinícius Galvão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Thiago Programador